• Ícone bandeira do Brasil
  • Ícone bandeira da Inglaterra
  • Ícone bandeira da Espanha

A Inteligência Artificial na Era da Internet das Coisas

28/04/2017
A Inteligência Artificial na Era da Internet das Coisas

A Inteligência Artificial na Era da Internet das Coisas

A IoT (“Internet of things”, Internet das Coisas) é a união perfeita entre hardware e software afim de satisfazer as necessidades do usuário. De acordo com a Cisco, em 2020, 50 bilhões de objetos estarão conectados. Ainda, segundo a companhia, nos dias atuais, 100 novas coisas são conectadas a cada segundo. Esta tecnologia já facilita a vida em diversos aspectos e interfere nos modelos de negócio e nas possibilidades de atuação das organizações.

A convergência é a principal vantagem desta tendência e possibilita o uso de chips de conexão wireless mais baratos e eficientes para viabilizar a conectividade de uma enorme série de dispositivos móveis e eletrodomésticos, por exemplo.

Algumas interações com objetos conectados, no conceito de IoT, dependem que os dispositivos sejam equipados com algum recurso que permita a geolocalização e o uso da cloud computing (computação em nuvem) facilita a armazenagem de todos os dados que as coisas com internet geram.

 

Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Cloud Computing
A intersecção com a IA (Inteligência Artificial) e com a Cloud Computing permitirá que surjam inovações no desenvolvimento de produtos e serviços e, até mesmo, no apoio a gestão estratégica. Conforme os objetos aprendem e se integram com as ações dos usuários, tornam-se agentes da mudança. Tal confluência oferece a oportunidade de amadurecer o uso destas tendências tecnológicas.

A Iot se torna protagonista em um universo de plataformas que se integram entre si e que fazem proveito da cloud. Por isso, as ferramentas de análise estatística e a métricas costumeiramente utilizadas deverão contar com a Inteligência Artificial para transformar a percepção e gerar aperfeiçoamentos.

Com a capacidade de aprendizado dos dispositivos conectados, o ambiente de trabalho será otimizado com a depuração dos dados, o que proporciona uma utilização mais eficiente. Um exemplo é um veículo autônomo que, conceitualmente, é um agente racional que percebe o ambiente por meio de sensores e opera através de atuadores.

Neste caso, os dados chegam através de câmeras, que atuam como sensores subordinados à uma central de comando. Assim, o veículo recebe os comandos de andar, parar, alterar a trajetória ou reduzir a velocidade. Tais ações são baseadas em dados obtidos de acordo com o ambiente onde o veículo se encontra, o que só é possível com a convergência da Iot e da IA. Suas possibilidades são inumeráveis e impressionantes.

Aplicações nos negócios
A união entre a Iot e a IA promove o desenvolvimento de novos modelos de negócios mais desafiadores e bem estruturados. As análises mais complexas, fruto das interações entre os diversos dispositivos e equipamentos conectados, contribuem para o aperfeiçoamento da IA. Assim, é possível gerar modelos de negócios inovadores e de formas diversas, de acordo o cenário atual e prevendo suas mudanças.

Neste contexto, as soluções que combinam ou que deverão combinar a IoT e a Ia contribuirão para a qualidade dos negócios, proporcionando ainda mais lucro e eficiência. A Inteligência Artificial contribui na compreensão das interações humanas para criar modelos de negócios alinhados com a sociedade.

 

Com a IoT e a Cloud, o mercado se amplia e novas oportunidades são geradas. Com a IA, tais tecnológicas ganham maturidade para fazer com que todos os produtos, equipamentos e dispositivos móveis que usamos em nosso cotidiano se tornem cada vez mais automatizados. Ao funcionarem em conjunto, possibilitam extrair o melhor das informações trocadas pela equipe no decorrer do desenvolvimento do modelo de negócios mais apropriado.

 

Se você também acha que a evolução da internet das coisas está só no começo, comente abaixo! E não perca a oportunidade de testar o ambiente de Cloud da Ascenty.

Solicite uma proposta Solicite uma proposta Agende um tour Agende um tour Chat online Chat online